Volta às aulas acontece no próximo dia 4, em toda a rede municipal de ensino

Na rede estadual, o ano letivo começa no do dia 7 de fevereiro

A Secretaria de Educação de Araújos confirmou que a volta às aulas, em toda a rede municipal de ensino do município, acontece no próximo dia 4 de fevereiro. Já na rede estadual, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o ano escolar terá início no dia 4. Já o ano letivo, com o início das aulas para todos os estudantes, começa no dia 7 do mesmo mês.

O calendário escolar em 2019 prevê, no mínimo, 200 dias letivos e carga horária mínima de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio noturno e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio diurno.

De acordo com a Resolução da SEE, o ano letivo se encerrará no dia 13 de dezembro e o ano escolar no dia 18 do mesmo mês.

Dívida e adiamento das aulas

Devido à crise financeira, resultado do não repasse de recursos por parte do Governo Estadual, muitos municípios cogitam a possibilidade de adiar o início das aulas para depois do Carnaval, em março; o que tem gerado incertezas para pais e alunos.

A prorrogação seria em conformidade à recomendação feita pela Associação Mineira de Municípios (AMM) como forma de pressionar o governo a regularizar os repasses de verbas estaduais.

Durante encontro com prefeitos no Sul de Minas, na última quinta-feira (24), o governador, Romeu Zema, pediu para não adiar a volta às aulas e anunciou que os repasses para os municípios serão regularizados em até dez dias.

De acordo com dados da AMM, a dívida total do estado com os municípios chega a R$ 12,7 bilhões, sendo R$ 430,5 milhões, referentes ao ano de 2019.

TAG's: Volta, aulas, acontece, próximo, toda, rede, municipal, ensino