Dia do Hino Nacional



O Brasil comemora hoje o Dia do Hino Nacional. A data foi escolhida porque em 13 de abril de 1831, na despedida de dom Pedro I, que voltava para Portugal, deixando o trono para o filho, que a música foi executada pela primeira vez em público. A melodia foi composta em 1822, pelo professor e maestro Francisco Manuel da Silva. 
Em 1889, com a Proclamação da República, foi aberto um concurso para eleger o novo hino. Mas a canção vencedora não foi aceita pelo povo, sendo que tal recusa levou o presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca, a oficializar o hino antigo o como Hino Nacional Brasileiro.
Quase um século depois, em 1909, um novo concurso foi aberto para escolher a letra para o Hino. O Poema vencedor foi de Joaquim Osório Duque Estrada e a composição foi comprada pelo então presidente Epitácio Pessoa, em agosto de 1922. No entanto, a oficialização do Hino Nacional, por Lei, só aconteceu em setembro de 1971. 
Desde o dia 22 de setembro de 2009, o Hino Nacional tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Pelo menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo.

 

 




TAG's: Hino, Nacional

Inicial | Voltar
Link permanente: