Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 22 de junho



A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi novamente prorrogada para o dia 22 de junho. O objetivo é alcançar a meta de 90% do público prioritário determinado para a imunização. Até então, a campanha teria sido encerrado no dia último dia 15.

A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção para que todas as pessoas, incluídas no grupo prioritário, sejam imunizadas, em especial, crianças e idosos.

Para vacinar, o cidadão deve procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência, levando um documento de identidade, cartão do SUS e o Cartão de Vacinas.

Eficácia da vacina

Algumas pessoas não estão se vacinando por terem receio da vacina. O ato de não se imunizar expõe a população aos riscos de complicações da doença, principalmente os grupos prioritários.

“A vacina da gripe absolutamente segura e possui uma eficácia de 95 a 98% e o índice de reação é de apenas 1%. É fundamental que as pessoas se imunizem para ficarem protegidas das eventuais complicações que a doença pode ocasionar”, diz Janaína Almeida.

A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade, a vacina também será ofertada para as crianças de cinco a nove anos e adultos entre 50 e 59 anos. No entanto, é importante que municípios continuem na busca ativa dos não vacinados pertencentes aos grupos prioritários.

Casos de Gripe em Minas Gerais

No Brasil, há três vírus principais da gripe em circulação: o influenza A/H1N1, o influenza A/H3N2 e uma variante do influenza B. Até o momento, Minas Gerais registrou  105 casos de influenza e 23 óbitos. Por esse motivo é importante reforçar que a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra esses três principais vírus.




TAG's: Campanha, Vacinação, contra, Gripe, prorrogada, junho

Inicial | Voltar
Link permanente: