Araújos elege novos conselheiros tutelares

As eleitas tomarão posse em janeiro de 2020

Aconteceu neste domingo (6), em todo território nacional as eleições para a escolha do corpo de Conselheiros Tutelares, cujo mandato será de 4 anos (2020 a 2024).

Em Araújos, a votação aconteceu na Escola Municipal Percília Leonardo e ocorreu de forma tranquila e organizada. Quatro salas, foram disponibilizadas para melhor atender aos 943 eleitores que passaram pelo local.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Gonçalves, por tratar-se de uma votação facultativa, o número de eleitores foi consideravelmente satisfatório: “É muito bom saber que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância desta eleição. Todo o processo da votação foi organizado para garantir agilidade no momento da mesma”, disse.     Apesar do Município contar com mais de 6 mil eleitores, O secretário reforçou a conscientização dos que compareceram: “Trata-se de uma corresponsabilidade de cada munícipe, pois são eles quem votam e escolhem os membros”, finaliza.

A Presidente do Conselho Municipal do Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Comissão Seletiva Geral, Gislene Cordeiro Santana Lemes, explicou como se deu o processo de seleção dos candidatos: “O Processo Seletivo teve início no mês de abril com o lançamento do edital. Após deferidos, os candidatos passaram por uma prova objetiva sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e hoje, as 12 aprovadas estão concorrendo às vagas de Conselheiros Municipais, que é a última etapa”, informou.

Gislene também reforça a importância do pleito: “É muito importante a participação da sociedade neste processo porque o Conselho Tutelar é o órgão responsável para lidar diretamente na garantia de direitos das crianças e adolescentes. Eles quem zelam pela garantia do cumprimento do Estatuto, além da representatividade junto ao Município e também pela oportunidade de estar acompanhando o trabalho desenvolvido pelas pessoas eleitas no próximo quadriênio”, concluiu.

A votação encerrou-se às 17h, e o resultado preliminar foi divulgado próximo das 19h. Dos 943 votos, 941 foram válidos e 2 em branco. O resultado oficial, será publicado dia 21 de outubro, de acordo com as regras do edital.

As eleitas foram Janaína Gonçalves, com 207 votos, Hortência Cabral, 129 votos, Karla C. Amaral, 126 votos, Elisa C. Gonçalves, 106 votos e Maria Isabel, com 102 votos. As cinco seguintes com maior número de votos, tomarão posse como suplentes juntamente com as titulares eleitas no dia 9 de janeiro de 2020. Os mandatos terão validade até 9 de janeiro de 2024. Os recursos contra a apuração do resultado poderão ser realizados nos dias 7 e 8 de outubro na Secretária de Assistência Social.

TAG's: Araújos, elege, novos, conselheiros, tutelares