A cidade

Emancipada em 1º de janeiro de 1954, Araújos está localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, a 170 km de Belo Horizonte. Possui 7.883 habitantes, área territorial de 245,522 km² e tem como principais vias de acesso a BR-262 e a MG-252.

As atividades econômicas de Araújos estão ligadas à agropecuária, com destaque na bacia leiteira, pelo volume de leite diário e também pela produção de mandioca (o município é um dos maiores fornecedores de mandioca da Central de Abastecimento de Minas Gerais – Ceasa/MG).

A indústria, diversificada, está em franca expansão, com empresas de vestuário, laticínios, pedras semipreciosas, alimentícias e de calçados, sendo que, nesse último segmento, Araújos está entre as 12 cidades que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL), que tem Nova Serrana como polo.

Quanto ao turismo, Araújos possui a Praça e a Igreja da Matriz; praças do Coreto e de Nossa Senhora do Rosário; o Coreto; o Cristo Redentor, o Complexo Esportivo, Cultural e de Lazer “Dona Aurora de Lourdes Cabral”, a Ponte dos Crioulos e a Cachoeira do Funil. Além dos vários barzinhos aconchegantes, espalhados pela cidade. No entanto, a força do trabalho e a hospitalidade de sua gente são as maiores riquezas do município.

Quanto ao calendário de eventos, podemos citar o aniversário da cidade, as festas juninas e o Reinado, que é considerado uma das mais prestigiadas festas de congado de Minas Gerais.

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Prefeitura Municipal de Araújos




TAG's: cidade

Inicial | Voltar
Link permanente: